Perguntas Frequentes

1. O que é Kevlar®?

DuPont™ Kevlar® é a fibra aramida que combina alta resistência mecânica, elevado módulo, tenacidade e estabilidade térmica. Ela é usada na fabricação de diversos artigos de vestuário, acessórios e equipamentos seguros e resistentes a cortes. Inventada há 50 anos, o Kevlar® continua a assumir novos desafios, com nossos cientistas continuamente inovando e trabalhando em uma série de novas oportunidades por meio de colaborações com comunidades, indústrias e governos. Juntos, estamos levando a resistência, a durabilidade e o desempenho da Kevlar® a novas fronteiras. A fibra de aramida Kevlar® está ampliando limites e desafiando obstáculos a cada dia. A Kevlar® está permitindo que todos ousem mais (Dare Bigger™).

2. A DuPont vende luvas?

Não. A DuPont vende fios de Kevlar® para fabricantes de luvas, que as produzem e vendem. Mesmo não vendendo as luvas, a DuPont trabalha em conjunto com os luveiros, dando todo o suporte necessário para desenvolver as melhores soluções e construções para os clientes finais e usuários.

3. Kevlar® pode ser utilizado em outros tipos de aplicações ?

Sim. Além da fabricação de luvas e mangotes de proteção mecânica, o Kevlar® também é utilizado para a construção de capacetes e coletes balísticos, cintos de segurança para veículos e trabalhos em alturas, como componente de sistemas de transmissão, carroceria e mangueiras automotivas, correias transportadoras para a mineração, aplicações em pretóleo e gás e também em pistas de esqui, trilhas em ziguezague, até mesmo no espaço. Para mais informações, acesse: kevlar.com.br

4. As luvas construídas com Kevlar® também são resistentes a chama ?

Sim. As luvas de Kevlar® são inerentemente resistentes a chama: os fios de Kevlar® não mantém a combustão, não funde, não derrete e somente se decompõe em temperaturas extremamente altas.

5. Quem vende luvas de Kevlar, onde encontrar?

As luvas de Kevlar® são fabricadas por luveiros autorizados pela DuPont. Entre em contato com a DuPont e consulte os vendedores mais próximos à você!

6. Por que escolher Kevlar®? Quais as vantagens contra outros materiais?

Kevlar® é a fibra com maior resistência ao corte já descoberta, um material leve, flexível e durável, inerentemente resistente a chama e abrasão, que não mantém a combustão, não funde nem derrete e somente se decompõe em temperaturas extremamente altas. As vantagens do Kevlar® em relação a outros materiais são:

Proteção térmica: Kevlar® é inerentemente resistente a chama, não mantém combustão, não funde nem goteja e não adere à pele em caso de exposição ao calor intenso. As luvas de algodão e de polietileno, por sua vez, não possuem resistência ao térmica, ou seja, não são seguras e podem causar lesões nas mãos dos usuários.

Resistência ao corte: as luvas de Kevlar® possuem maior resistência ao corte quando comparadas com luvas de polietileno de mesmo peso.

Leveza: considerando um mesmo nível de corte, as luvas de Kevlar® são mais leves que luvas de algodão e de couro, o que promove um maior conforto e destreza ao usuário.

7. Mito/Verdade – existe relação entre tenacidade da fibra e a resistência ao corte?

Mito! Não há correlação entre essas quantidades físicas. A fibra de polietileno é mais resistente que o Kevlar® em tensão de ruptura, mas não é mais resistente que o Kevlar® em resistência ao corte, grandeza de extrema importância no mercado de luvas de proteção.

8. Gostaria de testar as luvas Kevlar®, como devo proceder?

A DuPont possui um imenso banco de dados com resultados de testes já realizados com as diferentes construções de luvas de Kevlar®;  além disso, a DuPont possui um  site em Paulínia de pesquisa e desenvolvimento que suporta toda a América Latina. Esse site possui um Centro de Inovação e Tecnologia que possui laboratórios capacitados para atender às 4 demandas da norma EN 388 (resistência à abrasão, resistência à perfuração, resistência à rasgamento e resistência ao corte de lâmina) e preparados para a realização de testes de resistência ao corte, através do TDM-100 pela norma ISO 13997. Entre em contato conosco ou com algum de nossos representantes para que adquirir mais informações sobre os resultados dos testes ou para agendar testes em nosso Centro de Inovação.

9. Como me inscrever na DuPont para ficar atualizado de mudanças nas normas ou treinamentos realizados pela DuPont?

Entre em contato conosco ou com algum de nossos representantes informando o seu interesse e enviaremos todas as atualizações sobre vídeos, webinars, treinamentos e matérias relacionadas a luvas de proteção mecânica.

10. Gostaria de aprender mais sobre ciência do corte e normas técnicas sobre luvas. A DuPont disponibiliza algum material ou promove algum treinamento técnico?

A DuPont disponibiliza diversas matérias em seu site, vídeos e webinars instrutivos sobre a ciência do corte e normas técnicas. Para um treinamento técnico, basta entrar em contato conosco ou com algum de nossos representantes para verificar a disponibilidade de datas da DuPont e de sua empresa.

11. Qual norma a minha luva de proteção deve atender ?

As luvas de proteção ao corte devem atender a norma EN 388 – norma européia de proteção contra riscos mecânicos em geral (utilizada para a retirada do CA no Brasil). Os testes são realizados em laboratórios específicos (IBTec ou IPT) e os resultados são apresentados em níveis de proteção que são apresentados para o usuário por meio de um pictograma composto por 4 dígitos (cada dígito significa um nível de desempenho obtido de acordo com o teste correspondente).

Deve-se lembrar que a norma EN 388 está mudando: será adicionado um teste de impacto, haverá a revisão do teste Coupe de resistência ao corte (atualmente utilizado nessa norma) e será adicionado um teste de resistência ao corte pelo equipamento TDM-100 que é mais preciso que o Coupe. Fique atento as mudanças nas normas! Webinar – Novas Normas Globais para Proteção Contra Cortes.

12. Como faço para saber o nível de proteção da minha luva ?

Todo Equipamento de Proteção Individual (EPI) vendido no Brasil precisa obter o Certificado de Aprovação (CA) que é a garantia dada pelo Ministério do Trabalho para que seja considerado apto para uso. O EPI, então, é submetido a diversos testes e, se for aprovado, recebe um número de CA  e autorização para ser comercializado. Dessa forma, as luvas de proteção mecânica possuem um número de CA, que está gravado na etiqueta ou na própria luva e, além disso, possuem um pictograma com o resultado de cada teste realizado para a sua aprovação como equipamento de proteção (conforme mostrado acima).

13. Existe algum problema em utilizar uma luva de Kevlar® depois dela entrar em contato com água ou óleo?

Não. A água e o óleo não afetam as propriedades de resistência ao corte da fibra Dupont™ Kevlar®. Dessa maneira, se a sua luva de Kevlar® entrar em contato com essas substâncias, você pode continuar a utilizá-la!

14. Como devo fazer a lavagem de luvas de Kevlar®? Há alguma contra-indicação?

As fibras da marca Kevlar® são resistentes a diversos produtos químicos e solventes, mas ácidos fortes, bases e certos oxidantes, como o alvejante clorado (hipoclorito de sódio), causam a degradação rápida da fibra. Alvejantes oxigenados, como o perborato de sódio, podem ser usados sem qualquer problema.

15. As luvas de Kevlar® perdem sua performance após a lavagem?

Lavagem e limpeza a seco não causam impacto significativo na resistência ao corte de luvas feitas com DuPont™ Kevlar®, mesmo depois de 10 ciclos de lavagem consecutivos. Embora haja diminuição gradual na resistência dos fios Kevlar® devido aos ciclos sucessivos de limpeza, não há impacto na resistência a corte.

16. Quando devo descartar minha luva de Kevlar® ?

As luvas de Kevlar devem ser descartadas após até no máximo 7 ciclos de lavagem ou quando apresentar alto nível de desgaste devido ao uso.

Se você gostaria de receber comunicações de marketing enviadas pela DuPont, selecione a caixa abaixo.

Gostaria de receber comunicações de produto e/ou promoções por e-mail/fax/SMS/MMS/chamada telefônica/correio postal. A DuPont se importa com sua privacidade.